Qui, 26 de setembro de 2013, 08:26

Estudantes do DSI aperfeiçoam sistema de auditoria do TCE
Alunos do DSI que fazem parte da equipe do projeto
Equipe do projeto

Projeto integra convênio entre UFS e Tribunal de Contas

"Vamos chegar mais preparados ao mercado de trabalho". A afirmação é do aluno Fagner Nascimento, do curso de Sistemas de Informação do campus de Itabaiana da UFS. Um dos sete jovens beneficiados por meio do convênio firmado pela universidade com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Fagner tem dedicado 20 horas semanais à pesquisa para aperfeiçoamento da ferramenta utilizada pelos técnicos do tribunal ao analisarem a execução orçamentária e financeira dos órgãos públicos sergipanos.

A ferramenta leva o nome de Sistema de Auditoria Pública (Sisap), funciona desde o ano 2000 e constitui-se num banco de dados com informações orçamentárias, financeiras, contábeis e administrativas dos órgãos sob jurisdição do TCE. Com o trabalho dos alunos da UFS, ela ganhará em eficiência, novas visualizações e inteligência.

"Esses alunos estão utilizando os conhecimentos que vêm aprendendo na universidade para facilitar os trabalhos dos nossos técnicos, que passarão a ser mais ágeis e trarão mais informações para agregar em seus relatórios", observa o coordenador de Informática do TCE, Arquimedes Sidney.

Transcorridos oito dos 14 meses previstos para sua execução, o convênio prevê o desenvolvimento de uma inteligência no Sisap, utilizando conceitos como BI (business intelligence) e mineração de dados, além da adequação do sistema para receber o geoprocessamento, que permitirá o acompanhamento das obras desenvolvidas no Estado por meio de imagens atualizadas de forma constante.

"Estamos com cerca de 70% do projeto concluído, e ele vai começar a ser implantado agora para homologação dos usuários. Hoje, temos o módulo de geoprocessamento bem avançado, mas temos também um módulo de inteligência que já está com a parte de pessoal pronta e estamos avançando na parte de despesas com educação e saúde", antecipa o professor da UFS, Methanias Colaço Júnior, coordenador do convênio.

Conhecimento em prática

Ao lado dos professores André Vinícius Nascimento, Andrés Ignácio Martínez e Marcos Barbosa Dósea, todos do Departamento de Sistemas de Informação de Itabaiana, Methanias tem acompanhado no dia a dia o engrandecimento profissional dos jovens que integram o projeto. Andrés, André e Dósea exercem importante liderança técnica para os alunos e são unânimes em concordar que os “pesquisadores precisam de laboratórios para observar e manipular suas variáveis de interesse. A indústria e os governos são os ambientes ideais".

"É de suma importância esse convênio tanto para o tribunal quanto para os alunos da UFS. Ao contribuírem para pesquisa deste sistema, eles vêm aprendendo a se comportar em reunião, a levantar requisitos numa empresa, com o caso real do TCE e posteriormente vão participar dos treinamentos, ministrando aulas para os funcionários do tribunal", acrescenta Colaço.

A opinião é compartilhada pelo estudante Fagner Nascimento. "Além de termos a oportunidade de colocar em prática o que estamos vendo em nosso curso, melhoramos como profissionais porque temos uma visão de mercado: como é trabalhar no dia a dia, com prazos a serem cumpridos, com chefe supervisionando", destaca.

Seu colega Thiago da Silva vê ainda outro benefício no projeto: "É uma oportunidade muito boa também por se tratar de um projeto de pesquisa e não apenas de um estágio, ou seja, conseguimos abranger nosso conhecimento para coisas que talvez não conseguíssemos só com as disciplinas".

Além deles, também fazem parte da ação os estudantes Rodrigo Aragão, Bruno Cruz, Rafael Menezes Santos, Leonaldo Santos e Wenderson Campos. Todos com participação ativa no projeto.

"Estratégia moderna de gestão é sinônimo de responsabilidade social. Neste sentido, o TCE tem dado uma aula de interpretação da lei e de princípios da administração pública, na medida em que contribui para que o conhecimento adquirido pelos alunos e a pesquisa feita na universidade seja aplicada na prática", conclui Methanias Colaço.

Coordenadoria de Comunicação do TCE/SE

Fotos: TCE/SE.